Pontos que Devem Ser Observados ao Montar uma Clínica / Consultório
O profissional para montar uma clínica / consultório deve estar atento aos aspectos relacionados à situação administrativa. A Tone Derm relacionou alguns itens que podem facilitar o planejamento do seu empreendimento.
Meyer (2005) cita aspectos sobre o marketing de serviços:
Folder Explicativo: material impresso deve ter qualidade na sua confecção; linguagem clara dos serviços prestados;
Ganhos Secundários: pacientes / clientes costumam mostrar os resultados dos tratamentos em seu círculo de relacionamentos, devido à isso o profissional deve passar uma ótima impressão de seus serviços e de seu atendimento.
Interação profissional – cliente: o profissional deve fazer a análise da situação do seu cliente / paciente e discutir sua proposta de tratamento (sendo aceita ou não pelo cliente / paciente). A confiança surge à medida que há transparência, interação e clareza dos acordos realizados na consulta. O profissional deve deixar muito claro ao cliente / paciente os riscos, as complicações e os resultados esperados e também as obrigações daqueles que são submetidos aos tratamentos.
Anamnese: o aspecto mais importante é escutar as necessidades apresentadas pelos clientes / pacientes, que podem não ser as mesmas que o profissional evidencia no exame clínico.
Secretária: sempre saudar o cliente / paciente; ter rotinas estabelecidas; nunca deixar o cliente / paciente esperando no telefone (solicitar o número e retornar a ligação); a secretária é a relações públicas, porém não deve ter diálogos pessoais com as clientes/pacientes;
Sala de Espera: uniforme para os profissionais; oferecer água, chá, café; revistas e jornais sempre atualizados; banheiro em perfeitas condições; consultório/clínica sempre organizada; encaminhamento correto do paciente às salas de atendimento ou anamnese; não atrasar as consultas e ou atendimentos;
Localização: estacionamento e segurança.
Vaghetti (2007) analisa o mercado, seguem alguns exemplos que podem ser observados:
Segmento; oportunidades e ameaças; fornecedores; análise da concorrência; estratégia de marketing; planejamento estratégico; produto / serviços oferecidos; qualificação dos profissionais.
Referências Bibliográficas:
MEYER. I. et al. Marketing para Médicos. Um caminho Ético. POA; AGE, 2005.
VAGHETTI, D. W. Plano de Negócios para uma Clínica de Estética. Revista Personalité. Ano X, nº 52, 2007.
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