sábado, 26 de março de 2011

Vacuoterapia

VACUOTERAPIA

A vacuoterapia é um aparelho de eletrosucção, onde ventosas são adaptadas. A vacuoterapia atenua os quadros de hidrolipodistrofiagineóide, retirando as adesões e as fibrosidades, ajudando a modelar a silhueta, auxilia na extração de comedões e excesso de oleosidade, assim como alterações dos possíveis sinais do envelhecimento.
A vacuoterapia visa melhorar o aspecto geral do sistema tegumentar.
O aparelho exerce uma sucção sobre a pele por meio de ventosas de acrílico ou vidro de formas e diâmetros diferentes. Em seu mecanismo interno existe uma bomba a vácuo que aspira o ar do tubo e da ventosa provocando essa sucção, por diferença de pressão entre o meio externo e o meio interno, sendo que a intensidade desta pressão pode ser regulada através de um potenciômetro.
Esta técnica possui ações mecânicas e fisiológicas.
Mecânica
É a atuação mais intensa, pois pode observar a mobilização profunda do extrato cutâneo provocando o deslocamento de sulcos como rugas, tecido fibroso e pós-intervenções cirúrgicas, remoção de comedões, excesso seborreíco encontrado nos folículos pilo-sebáceos. O deslocamento do extrato cutâneo favorece também a produção de colágeno, na região onde se aplica a técnica.
O efeito básico é a vasodilatação que aumenta o fluxo sangüíneo, causando hiperêmia, colaborando para a melhora no metabolismo local.
A vacuoterapia produz estimulação mecânica por pressão negativa e estiramento dos tecidos moles e estimulando as redes de receptores nervosos fazendo com que haja várias respostas (mecânicas, reflexas e químicas), entre outras, aumento no metabolismo dos tecidos, mobilização dos líquidos teciduais, auxílio da reabsorção dos restos metabólicos, vasodilatação, analgesia, etc

O Objetivo da Técnica:
• Mobilizar o sangue dentro dos capilares cutâneos, melhorando a troficidade e favorecendo a nutrição celular;
• Atuar na reestruturação do tecido conjuntivo, graças ao aporte de enzimas e nutrientes e a eliminação de detritos;
• Melhorar a tonificação tissular. A maneira correta de aplicação nos permite estimular fibras colágenas e elásticas;
• Permite a estimulação e purificação dos gânglios linfáticos
Formas de Aplicação:
Contínua: Com o orifício da ventosa fechado, deslize o acessório sobre a superfície cutânea de forma contínua e interrupta. Libere o orifício ao chegar no ponto desejado, para remover a ventosa da pele de maneira segura sem que haja rompimento de capilares e possíveis hematomas. A depressomassagem contínua tem um efeito descongestionante, melhorando a fluidez da substância fundamental (baixa pressão) e também melhora a estrutura das fibras colágenas e elásticas (pressão média alta).
Pulsátil: Fecha e abre-se o orifício da ventosa em um período de um segundo, percorrendo todo o trajeto desejado. A depressomassagem pulsátil, sobre regiões tencionadas realiza um relaxamento e sua aplicação nas regiões ganglionares realiza a desobstrução dos gânglios.

Indicações
# Estimulação a microcirculação cutânea.
# Dermotonificação.
# Rugas.
# Atenua estrias.
# Elimina toxinas (adsorção).
# Proporciona uma hipervascularização sanguínea.
# Atua na revitalização e tonificação tissular.
# Desinfiltra o interstício celular (edema).
# Acelera o movimento cinético epidérmico.
# Eficaz na drenagem linfática fácil e corporal.
# Combate celulite e gordura localizada.
# Drenagem linfática facial e corporal.
# Extração parcial de comedão.
# Pré e pós-cirurgias plásticas e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário