terça-feira, 12 de abril de 2011

Vacuoterapia X Endermologia

VACUOTERAPIA X ENDERMOTERAPIA

Atualmente, muito se tem falando sobre o quê, e como fazer, para acabar com a celulite. O mal é temido por homens e mulheres no mundo inteiro e afeta 95% das mulheres, sem exceção. Por isso a procura pelos tratamentos de estética vêm crescendo a cada dia.

Nós perguntamos: O que realmente funciona e que tipos de tratamento se deve utilizar, uma vez que existem vários métodos de tratamento?

Um dos mais eficazes métodos até nossos dias e mundialmente conhecido é a “ENDERMOTERAPIA”, popularmente conhecido como ENDERMOLOGIA, mas o que vem acontecendo é que muitos profissionais desinformados acabam adquirindo tratamentos ou equipamentos de "vacuoterapia" como se fossem de ENDERMOTERAPIA (endermologia). Dessa forma, tanto profissionais como pacientes são lesados, pois estes dois métodos são distintos e com indicações diferentes. Acabam, então, não obtendo o resultado desejado no tratamento, ou até mesmo causando futuras complicações no quadro clínico do paciente.


Diferenças básicas entre Vacuoterapia e Endermoterapia (endermologia)

Na Vacuoterapia

• A prega cutânea é fixa e não variável;
• O operador fricciona a ventosa ou o cabeçote no corpo do paciente, causando uma sensação desconfortável e dolorida, tanto para o paciente como para o operador.

Conceito: o sistema promove uma sucção, pressão negativa (-), do tecido a ser tratado.

A Vacuoterapia é uma técnica milenar que evolui com o passar do tempo. Pode ser por cabeçotes com pequenos roletes para facilitar o manuseio sobre o corpo do paciente, que recebe um óleo, gel, ou até mesmo o uso de uma malha (macaquinho) para deslizar melhor. É indicado para tratamentos de quelóides, cicatrizes hipertróficas e tratamento facial, com resultados comprovados por profissionais da área.
Devemos lembrar ainda que a prega cutânea feita pelo equipamento de vacuoterapia é fixa e não variáve,l o que pode gerar ou aumentar a flacidez de pele do paciente, e isso ocorre porque nosso corpo tem diferentes tensidades de pele. Exemplo disso é o culote, que é mais rígido, com tecido adiposo (células de gordura) mais compacto, diferente de uma entre-face da coxa, onde o tecido conjuntivo (pele) é mais sensível e flácido em praticamente 90% dos pacientes.

Na Endermoterapia (Endermologia)

• A prega cutânea é móvel e gravitacional, molda-se à região corporal que está sendo tratada;
• O cabeçote é motorizado e o operador apenas executa as manobras indicadas para cada quadro clínico, sendo muito confortável e relaxante tanto para o paciente quanto para o operador do equipamento.

Conceito : O sistema promove uma sucção, formando uma prega cutânea, pressão negativa (-) entre dois rolos motorizados. Estes, por sua vez, realizam uma massagem, pressão positiva (+).

Suas principais indicações são:
• Pós-Operatório de Lipoaspiração e Cirurgia Plástica;
• Celulite Fibrosa;
• Gordura Localizada;
• Redução de Medidas;
• Drenagem Linfática;
• Tonificação da Pele;
• Má Circulação.

Atualmente, existem apenas 5 (cinco) equipamentos que realmente são indicados para Endermoterapia (Endermologia): Endermologie, Silklight (antigo Silhouete), Celluvac, In-dermo e Celutrat.

A Endermoterapia (endermologia) é um método indolor e não agressivo, que executa uma massagem suave, relaxante e profunda, pois compreende, ao mesmo tempo, massagem, rolamento motorizado e sucção, atingindo todas as camadas do tecido conjuntivo, atuando com inteira eficácia no tecido adiposo (células de gordura). Quanto à circulação, teremos uma hipervascularização na área tratada, um aumento de oxigenação e o descongestionamento dos vasos sanguíneos.

Como em qualquer outro método, a Endermoterapia (Endermologia) também tem suas contra-indicações. Pacientes com:

- Cálculo Renal (paciente em crise);
- Problemas Vasculares (trombose venosa profunda);
- Neoplasias (Câncer).

Na Endermoterapia devemos lembrar que o paciente fará uso de uma malha de poliamida para higiene e proteção, que não há limite de idade para se submeter ao tratamento e, ainda, até mesmo as gestantes podem fazer o uso deste método


JOELSON FACCHINI

Formação: MASSOTERAPEUTA, em 1996, pela Escola SOS CORPO - Caxias do Sul/RS.
Registros: Fundação Educacional e Cultural Padre Landell de Moura � FEPLAM, sob o nº141.323.
Departamento de Proteção a Saúde � DPS, sob o nº 024/15ª Delegacia Regional de Saúde.
Associação de Ensino Profissionalizante do Rio Grande do Sul � AEPERS, sob o nº0074/00.
Especializado em MASSAGEM TERAPÊUTICA, em 2000, pela Escola SOS CORPO - Caxias do Sul/RS.
Registro: Escola SOS CORPO, sob nº 94/93 009.
ESPONDILOTERAPEUTA, em 2000, pela Escola SOS CORPO - Cx. Sul/RS.
Registro: FEPLAM nº 196.613.
Habilitado em TERAPIAS DAS PEDRAS NATURAIS, em 2004, pelo CENTRO HOLISTICO IDHERA � POA/RS.
Registro: FEPLAM nº 236.467.
LINFOTERAPEUTA, especializado nos MÉTODOS FÖLDI, LEDUC, VODDER E PROPELI de Drenagem Linfática Manual

Nenhum comentário:

Postar um comentário