sábado, 14 de maio de 2011

Pontos que Devem Ser Observados ao Montar uma Clínica / Consultório

Pontos que Devem Ser Observados ao Montar uma Clínica / Consultório

O profissional para montar uma clínica / consultório deve estar atento aos aspectos relacionados à situação administrativa. A Tone Derm relacionou alguns itens que podem facilitar o planejamento do seu empreendimento.

Meyer (2005) cita aspectos sobre o marketing de serviços:

Folder Explicativo: material impresso deve ter qualidade na sua confecção; linguagem clara dos serviços prestados;

Ganhos Secundários: pacientes / clientes costumam mostrar os resultados dos tratamentos em seu círculo de relacionamentos, devido à isso o profissional deve passar uma ótima impressão de seus serviços e de seu atendimento.

Interação profissional – cliente: o profissional deve fazer a análise da situação do seu cliente / paciente e discutir sua proposta de tratamento (sendo aceita ou não pelo cliente / paciente). A confiança surge à medida que há transparência, interação e clareza dos acordos realizados na consulta. O profissional deve deixar muito claro ao cliente / paciente os riscos, as complicações e os resultados esperados e também as obrigações daqueles que são submetidos aos tratamentos.

Anamnese: o aspecto mais importante é escutar as necessidades apresentadas pelos clientes / pacientes, que podem não ser as mesmas que o profissional evidencia no exame clínico.

Secretária: sempre saudar o cliente / paciente; ter rotinas estabelecidas; nunca deixar o cliente / paciente esperando no telefone (solicitar o número e retornar a ligação); a secretária é a relações públicas, porém não deve ter diálogos pessoais com as clientes/pacientes;

Sala de Espera: uniforme para os profissionais; oferecer água, chá, café; revistas e jornais sempre atualizados; banheiro em perfeitas condições; consultório/clínica sempre organizada; encaminhamento correto do paciente às salas de atendimento ou anamnese; não atrasar as consultas e ou atendimentos;

Localização: estacionamento e segurança.

Vaghetti (2007) analisa o mercado, seguem alguns exemplos que podem ser observados:

Segmento; oportunidades e ameaças; fornecedores; análise da concorrência; estratégia de marketing; planejamento estratégico; produto / serviços oferecidos; qualificação dos profissionais.

Referências Bibliográficas:
MEYER. I. et al. Marketing para Médicos. Um caminho Ético. POA; AGE, 2005.
VAGHETTI, D. W. Plano de Negócios para uma Clínica de Estética. Revista Personalité. Ano X, nº 52, 2007.

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