domingo, 12 de fevereiro de 2012

Aromaterapia. Perguntas e Respostas


O que é Aromaterapia?
 Aromaterapia é um ramo da fitoterapia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo. Esta é a ciência que explora o uso dos oléos das plantas para beneficio da sociedade.


O que é usado no tratamento com aromaterapia?
  Os óleos essenciais, que são extraídos de flores, folhas, sementes, cascas e raizes de determinadas plantas aromáticas. E as águas perfumadas que são "sobra" do processo de destilação dos óleos essenciais. A água em si tem muitas propriedades terapêuticas e quando combinada com os óleos essenciais,  realçam o seu efeito dos mesmos.




Como os óleos essencias agem no nosso corpo?
 Dependendo da forma de uso os óleos essenciais provocam efeitos físicos, mentais e emocionais, alterando a respiração, os batimentos cardíacos, pressão arterial, estados de ânimo, concentração, etc.  Uma vez inalados, eles atuam rapidamente sobre o sistema nervoso central, estimulando a produção ou a inibição da produção de hormônios, secreções e mediadores químicos que determinam essas modificações no organismo.


Como utilizar os óleos essenciais?
  Podemos usar os óleos essenciais diluidos em cremes, loções, gel, óleos, inalados em compressas, neubulizadores, banhos, escalda-pés e difusorea de aromas. O óleo essencial pode der aplicado isoladamente ou em combinação com outros aromas, dependendo das enfermidades e do indivíduo.


O que podemos tratar com a aromaterapia?
Acne, rugas, alergias, ansiedade, artrite, asma, bronquite, menopausa, depressão, enxaquecas, dores menstrual, depressão, retenção de liquidos e muitas outras enfermidades.


Quais os principais óleos essenciais?
Lavanda: antiespasmódico e ação sedativa. Alivia dores de cabeça, diminui a insônia,traz  tranquilidade ao relacionamento, alivia para problemas digestivos, é anti-séptico e cicatrizante, podendo ser utilizado em queimaduras, feridas, picadas, dermatites e qualquer tipo de inflamação na pele..
Camomila: relaxante, anti-inflamatório, antialérgico e digestivo; 
Manjerona: anti-séptico, antiespasmódico e anti-inflamatório;
Alecrim: estimula a circulação, analgésico e descongestionante. É estimulante da mente e da memória, é um tônico contra a estafa,  mau humor,  apatia e a ansiedade. Alivia dores de cabeça, age contra acne, rugas e queda capilar e também equilibra os cabelos oleosos. Tem ação rejuvenescedora.
Cipreste: adstringente, estimulante da circulação e anti-séptico; 
Hortelã: digestivo, descongestionante.  Libera energias retidas por inibição, provoca alegria e desprendimento.Purificador do corpo e da alma, proporciona a inspiração da mente e da emoção, combatendo a depressão. Tem propriedade bactericida e afrodisíaca. Com um aroma suave, é usado também em massagens para pele seca e no tratamento de cistite.
Eucalipto: descongestionante, anti-viral, antibacteriano e estimulante;
Tangerina: antidepressivo, anti-inflamatório; 
Gerânio: anti-inflamatório e antidepressivo.
Capim-limão: É um poderoso bactericida, usado no tratamento de problemas de pele, poros dilatados e acne.
Hamamélis: Indicado para meditação, atuando no desenvolvimento interior e na compreensão. Afasta as aflições da alma.
Tomilho: É estimulante e pode ser usado para aliviar dores musculares. É empregado ainda como antibacteriano e para tonificar o sistema imunológico, aumentando a resistência do organismo, sendo excelente para tratar de infecções da pele, do aparelho respiratório e das vias urinárias.









Nenhum comentário:

Postar um comentário