segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Peelings Químicos

Peelings Químicos


Os peelings químicos são um dos procedimentos cosméticos não invasivos mais populares realizados para rejuvenescer a aparência da pele. Eles tratam as rugas finas causadas pelo sol, idade e fatores hereditários.As depressões, saliências e rugas mais profundas não respondem ao peeling e podem necessitar de outros procedimentos cosméticos ou cirúrgicos.
Os peelings quimicos podem ser aplicados na face, colo, pescoço, braço e mãos respeitando os limites de cada área e o fototipo de cada pele.
A época do ano mais apropriada para realizar este procedimento é o inverno, pois o excesso de sol atrapalha na recuperação.

Qual a diferença entre os peelings superficiais, médios e profundos?

Os peelings superficiais atingem a camada superficial da pele e a descamação desta costuma ser fina e não chega a atrapalhar o dia a dia, podendo a pessoa voltar à sua vida normal no dia seguinte.
Os peelings médios provocam descamação mais espessa e escura, necessitando de 7 a 15 dias para retorno à vida normal, porém são mais indicados quando a pele já apresenta asperezas como as ceratoses (lesões pré-cancerosas) e rugas mais pronunciadas. Os peelings médios renovam a camada superficial da pele, clareando manchas e alterações de superfície da pele, como rugas, algumas cicatrizes de acne e as ceratoses.
Os peelings profundos é bem mais agressivo que os demais, provoca a formação de muitas crostas e o pós-peeling exige o uso de curativos e a recuperação pode durar até um mês. No entanto os resultados são muito bons, com renovação importante da pele e diminuição até mesmo de rugas profundas como as rugas ao redor da boca e dos olhos. Novas técnicas, como a aplicação pontuada do peeling de fenol, visam a diminuir os possíveis efeitos colaterais e o tempo de recuperação após o peeling.


Peelings superficiais

Os peelings superficiais são a forma mais branda de tratamento de peeling químico. Em geral, os peelings superficiais são realizados usando-se alfa-hidroxiácidos e, em alguns casos, beta-hidroxiácidos. Os alfa-hidroxiácidos são ácidos que ocorrem naturalmente e que incluem o ácido glicólico, ácido lático e os ácidos de frutas; enquanto que os beta-hidroxiácidos incluem o ácido salicílico. Você pode estar familiarizada com o ácido glicólico e com o ácido salicílico, uma vez que não raro são importantes ingredientes de cremes faciais e adstringentes. Embora a concentração de ácido possa variar dependendo da extensão do tratamento, os ácidos usados para realizar os peelings superficiais não são tão irritantes quanto outros peelings químicos. Na realidade, baixas concentrações de alfa-hidroxiácidos são amiúde misturadas em cremes faciais ou loções que podem ser usados como parte da rotina diária de cuidados faciais para manter uma aparência jovem. Com curto período de inatividade, os peelings superficiais são um método eficaz para tratar as linhas finas, anormalidades de pigmentação, cicatrizes de acne e pele constantemente seca.

Procedimento para o peeling superficial

Protegendo os cabelos e os olhos, a pele é limpa para remover o excesso de óleo e logo após o profissional aplicará a solução química em áreas individuais sobre todo o rosto . A solução penetrará em sua pele por cerca de quinze minutos e, em seguida, será removida ou neutralizada com outra substância.

Recuperação do peeling superficial
Imediatamente após o procedimento, você pode sentir alguma vermelhidão e irritação que são semelhantes à queimadura de sol. À medida que a cicatrização ocorre, é possível observar descamação da pele. Muito provavelmente, esses sintomas diminuirão em aproximadamente sete dias. Embora bandagens não sejam necessárias, como em qualquer ferida, é importante manter a área úmida e protegida. Portanto, durante a cicatrização, é extremamente importante proteger a pele contra os raios UVA e UVB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário