quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ultra - Som 3MHz.



No início da década de 30, começou a ser utilizado o ultra-som em medicina física, reumatologia e ortopedia. A partir da década de 50,a ser aplicado em fisioterapia e na década de 70, este equipamento era utilizado para tratamentos da celulite. Em medicina estética, a Freqüência é de 3 mhz, e de 5  mhz para a
capacidade de penetração de 4 a 5 cm, e de 2 a 3 cm o de 5 mhz.
-  Emissão - as ondas ultra-sônicas podem ser emitidas da forma contínua ou pulsada.

Efeitos Fisiológicos do Ultra-som
   Mecânico  - produz uma micro massagem , aumentando a permeabilidade das membranas celulares, acelerando o intercâmbio de fluidos, favorecendo os processos de difusão e melhorando o metabolismo celular. Auxilia a liberação de aderências, pela separação das fibras colágenas.

   Térmico  - a energia mecânica absorvida pelos tecidos transforma-se em energia térmica, produzindo efeito de calor local, promovendo ação analgésica, anti-inflamatória e antiespasmódica na zona tratada.
Melhora a circulação local e regional, promovendo uma leve hiperemia.

   Químico - através dos fatores mecânicos e térmicos, ocorre uma série de reações químicas, como a liberação de substâncias vasodilatadoras, facilitando a dispersão dos líquidos e a desagregação de moléculas complexas.

Estes efeitos mecânicos, térmicos e químicos promovem uma série de efeitos terapêuticos no tratamento da celulite: melhoram a circulação local, a permeabilidade das membranas, auxiliam na reabsorção de edemas e com efeito anti-inflamatório, efeito analgésico e de relaxamento muscular, beneficiam a lise da fibrose.

Forma de Aplicação
- Em medicina estética, o ultra-som é aplicado em técnica direta; no local da aplicação colocamos sobre a pele o gel não iônico para servir como meio de acoplamento, para melhorar a difusão de ondas emitidas pelo cabeçote do ultra-som. Este gel, também pode conter ativos termogênicos, como cavalinha, centella asiática e castanha da índia.
   O cabeçote deverá estar totalmente em contato com a superfície cutânea, em velocidade média, promovendo movimentos circulares ou contínuos e constantes. NUNCA parar com o cabeçote na pele, podendo produzir lesões no tecido.



Contra-indicações 

  • Cardíacos portadores de marcapasso e cardiopatias congestivas, 
  • Tecidos especializados, tais como: olhos, ovários, testículos, ouvidos, 
  • Gestantes em qualquer idade gestacional, 
  • Clientes portadores de neoplasia, 
  • Próteses extensas e espessas na área da aplicação do ultrasom, 
  • Em epífeses ósseas de adolescentes, 
  • Patologias circulatórias, como trombose, flebite, varizes, 
  • Evitar região cardíaca e gânglios simpáticos,
  • Processos inflamatórios articulares supurativos, 
  • Clientes com coagulopatias e hemorragias recentes, 
  • Qualquer outra contra-indicação que o médico especifique. 



Fonte bibliográfica:
Eletroterapia em Estética Corporal - Marilza Toledo Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário